3826-3678 | 3826-5079        drguedes@drguedes.med.br

  • Dr. Guedes fala sobre Linfedema

    Por fistem | 4 de setembro de 2018

     

    Gostaria de agendar uma consulta?

    Linfedema é o “inchaço” que ocorre, mais comumente, nos braços ou nas pernas devido à descompensação do Sistema Linfático (vasos linfáticos). Tais vasos têm como função controlar a quantidade de líquido que existe entre uma célula e outra. Quando há uma doença no vaso linfático, esse líquido acumula levando ao “inchaço” do membro acometido.
    Geralmente o Linfedema ocorre no membro inferior (perna), podendo apresentar sintomas leves, história arrastada e piora progressiva.
    Décadas atrás, a Filariose era a principal causa de Linfedema; transmitida por um parasita chamado Wuchereria Bancrofti, nos dias de hoje quase extinto do nosso país.
    Atualmente a principal causa de Linfedema é pós-infecciosa, que ocorre após infecção de pele e subcutâneo (Erisipela/Celulite).
    Quando o paciente apresenta Erisipela, existe destruição do vaso linfático gerando acúmulo de linfa, que não circula adequadamente e leva ao “inchaço” daquele membro. Outra causa muito comum de Linfedema é pós-cirúrgico. Geralmente acomete o membro superior (braço) após cirurgias de câncer de mama.
    O câncer de mama pode apresentar metástases para circulação linfática, por isso na cirurgia de retirada do câncer de mama além da retirada do tecido mamário acometido é realizada ressecção axilar ganglionar. Portanto a causa desse Linfedema não está relacionada com o câncer, mas sim com o tratamento cirúrgico.
    Pacientes com a doença têm história de “inchaço” prolongada, arrastada e a maioria dos casos com infecções de repetição (Erisipelas).
    Poucos médicos estão habituados a tratá-los, em nossa clínica contamos com equipe multidisciplinar experiente com o tratamento clínico (Terapia Física Complexa) e/ ou cirúrgico.
    Somos referência mundial para diagnosticar e tratar essa doença.
    Procure um médico especialista e tenha o tratamento correto.
    Para mais informações acesse o conteúdo através do site: http://drguedes.med.br/

    Gostaria de agendar uma consulta?